segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fortaleza vai exportar conteúdo digital

O projeto da Angola Cables para instalação de dois cabos submarinos de fibra ótica em Fortaleza,
Angola Cables vai exportar conteúdo
digital do Brasil para o mundo, a partir de Fortaleza.
inclui também a construção de um data center na Praia do Futuro. Serão cerca de três mil metros quadrados de área de Tecnologia da Informação (TI), além da construção da estação dos cabos submarinos que acolherá, para além de outros, o cabo do South Atlantic Cable System (SACS), que liga Angola ao Brasil, o primeiro a atravessar o Atlântico Sul.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Robinson de Castro, somente com a implementação do projeto a empresa estima a geração de 637 empregos na economia e um aumento de R$ 22,3 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Município até 2055, tempo estimado de execução.
A estimativa do total do investimento é de cerca de US$ 300 milhões. O secretário informa que a Angola Cables vai exportar conteúdo digital do Brasil para o mundo, a partir de Fortaleza. “A prefeitura é parceira no projeto e já cedeu terreno de um hectare (ha) na Praia do Futuro”, comenta, acrescentando que incentivos fiscais foram concedidos dentro do Programa de Parques Tecnológicos (Parqfor). Já estão assegurados redução de 60% no Imposto sobre Serviços (ISS) e 60% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU). O governo do Estado também estuda a concessão de incentivo para a instalação do negócio. Robinson de Castro adiantou que daqui a 20 meses a obra da Angola Cables, que já está com as licenças, estará concluída.
Destaca que na América Latina, Fortaleza é a cidade que mais concentra cabos de fibra ótica dando-lhe características de um hub de telecomunicações.
Atualmente, Fortaleza possui sete cabos submarinos de fibra ótica, com 13 pontos de conexão, em cinco a expectativa é que este número aumente para 13 cabos, com 20 pontos de conexões.
O coordenador do Curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade de Fortaleza (Unifor), Wellington Brito, ressalta que o cabo de fibra ótica da Angola Cables será o primeiro a interligar dois continentes sem passar pelo Hemisfério Norte. Explica que os sete cabos que estão funcionando hoje passam pelos Estados Unidos, Europa e Ásia. Mas para ele, o grande diferencial do projeto é o data center, um ponto de conexão de dados da internet que poderá hospedar sites aqui. “Isso agiliza a comunicação e reduz os custos”, comenta, destacando que a empresa vai gerar empregos altamente qualificados e o mercado está preparado. Explica que, inicialmente, serão procurados engenheiros eletricistas, eletrônicos, de telecomunicações, além de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e computação.
Durante o evento Angola cables Day, na Unifor, na última sexta-feira, o presidente da empresa angolana, Antonio Nunes, apresentou o projeto e disse que o data center deve gerar cerca de 30 empregos diretos e cerca de 300 indiretos.

Artumira Dutra (Jornal O Povo/Ce)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...