quinta-feira, 18 de abril de 2013

SESI-CE aborda trabalho feminino

Segurança no trabalho é o tema da 4ª Jornada Sesi
O Serviço Social da Indústria (SESI/CE), entidade do Sistema FIEC, promove nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/04) a 4ª Jornada SESI de Saúde e Segurança no Trabalho, com o tema Saúde e Segurança Integral para os Trabalhadores. O encontro será realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) pela manhã e tarde, e contará com programação envolvendo cursos, palestras e mesas redondas. Este ano, a jornada terá a participação de Mário Bonciani, vice-presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho e ex-diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego
A programação desta quinta-feira foi destinada à realização dos cursosWorkshop NR35 (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura),  ministrado por Teócrito Silva Barbosa, e Gestão em Saúde do Trabalhador, com o médico especialista em medicina do trabalho, Mário Bonciani. 
Já nesta sexta-feira será realizada, pela manhã, a partir das 8h30, a conferência Saúde e Segurança Integral para os Trabalhadores, tambémministrado por Mário Boncioni. O evento será seguido de mesa redonda, que contará com as participações dos médicos do trabalho Gláuber dos Santos Paiva e Cristiane Alencar, e da enfermeira do trabalho do Grupo M. Dias Branco, Dina Emanuela Coutinho. No período da tarde, ocorrerá a conferência Trabalho da Mulher, com a diretora científica da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho, Lúcia Rohde.
A jornada de SST faz parte das ações do Centro de Estudos do SESI, no qual são discutidos temas relacionados à saúde e à segurança do trabalho no âmbito da instituição. Em 2010, dois grandes eventos foram promovidos, a 1ª. Jornada de SST e o 1º. Simpósio Interno de Temas Livres. No primeiro, realizado em abril, ocorreram cursos sobre ergonomia e acidentes de trabalho, dentre outros. Em 2011, o tema da jornada foi Paradigmas Atuais na Prevenção Física e Psíquica Laboral, tendo sido tratados aspectos da gestão do absenteísmo e da saúde mental no trabalho, além de Ler/Dort e assédio moral. No passado, o evento discutiu os Novos Cenários da Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...