segunda-feira, 25 de março de 2013

Rota das Emoções benefecia 14 municípios em três estados

O percurso da Rota das Emoções passa por três estados
Aumento na taxa de legalização de empresas e geração de emprego e renda são alguns dos benefícios alcançados pela Rota das Emoções em seu território, composto de 14 municípios nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
A informação integra os resultados do projeto Rota das Emoções e seus Novos Desafios, iniciado em junho de 2012. A novidade é que agora essas informações estão concentradas em dados sistematizados, que traçam uma espécie de DNA da Rota. Os números comprovam uma série de avanços que definem as ações que serão desenvolvidas até junho de 2015.
O primeiro destaque foi o aumento de 25% na oferta de produtos diferenciados dentro da Rota, somente nos quatro primeiros meses de atuação do projeto. No início, a previsão era de ofertar 325 artigos. No entanto, a Rota fechou o ano de 2012 com 425 opções para os turistas.
Também houve aumento no número de operadoras que vendem o destino Rota das Emoções. Houve crescimento de 73% só em 2012 - a meta é de ampliar em 20% ao ano o número desses operadores até 2015. No ano passado, 11 novas empresas passaram a comercializar a Rota.
"Esses resultados nos enchem de orgulho e nos dão grande estímulo para continuarmos. A Rota das Emoções é um destino consolidado no mercado e nosso desafio agora é avançar no crescimento de forma equilibrada e sustentável", afirma Evelyne Tabosa dos Santos, do Sebrae no Ceará.
"Outro destaque foi a reestruturação de algumas metodologias para atender às demandas da Rota e oferecer uma maior agilidade e eficácia nos resultados”, informa Danielle Camelo de Abreu, do Sebrae no Maranhão.
No final de 2012, foram registrados 645 Termos de Adesão ao projeto, dos quais 359 são novos empreendimentos. Isso equivale a 79% de ampliação no número de novos estabelecimentos nos três rstados que integram o roteiro integrado. Esse é mais um índice que foi além da meta estabelecida para 2012, que era de ampliar em 40%, ou seja, trazer 182 novos empreendimentos.
Também foi batida a meta de elevar a formalização das micro e pequenas empresas: estão legalizados 227 dos 359 novos empreendimentos registrados até o final de 2012. O número equivale ao dobro do esperado para o período.
O esforço empreendido pelo Sebrae nos três estados, desde a estruturação da Rota das Emoções, ganhou força nos últimos quatro meses de implementação do projeto Rotas das Emoções e Seus Novos Desafios (2012-2015), com o levantamento de dados que são a chave para as grandes ações do projeto ao longo dos próximos três anos.
Dos empreendimentos envolvidos no roteiro integrado, 75% são legalizados e, entre os legalizados, 72% são microempresas. Outros 15% correspondem a microempreendedores individuais. Foram gerados 5.095 empregos dentro do território da Rota, diretamente pela atividade turística.
Desses, 34% são de carteira assinada, 28% apenas na alta temporada, 14% como diaristas e 12% como serviços prestados. E 16% dos empregos gerados estão associados a empreendimentos informais da Rota das Emoções, sendo 45% empregos na alta temporada (387) e 24% como diaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...