quarta-feira, 20 de março de 2013

FIEC promove hoje workshop de inovação para os setores da construção civil e químico

Roberto Macedo, presidente da FIEC
O programa Uniempre, criado pela Federação das Indústrias do Estado Ceará  (FIEC) para aproximar empresas, governo e setor produtivo em busca de agregar tecnologias para inovação, avança e recebe a adesão de mais dois setores da indústria cearense. Depois do sucesso ao articular ações no setor eletrometalmecânico, por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), o Uniempre chega aos setores da construção civil e o químico, com a realização de dois workshops de inovação.
O primeiro deles, com o apoio do Sinduscon/CE, Cooperativa da Construção Civil do Ceará – Coopercon e Inovacoom, acontece nessa quarta-feira, 20/3, das 14 às 18 horas, no auditório Luiz Esteves Neto, no 5º andar na Casa da Indústria, em Fortaleza. Durante o evento, os empresários da construção civil apresentarão as demandas por inovação desse segmento aos representantes do meio acadêmico e ao governo. Os três setores contemplados pelo Uniempre representam quase 34% de participação na indústria cearense.
O evento conta com a participação do presidente da FIEC, Roberto Proença de MacêdoNa abertura, o diretor corporativo do INDI, Carlos Matos, expõe um panorama do setor da construção civil. Na sequência, o Sinduscon apresenta suas dez principais demandas por inovação. Por sua vez, os pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), além do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI/CE), enumeram as pesquisas realizadas na área da inovação e que podem interessar aos empresários. Por fim, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), apresenta os editais e fontes financiadoras de projetos de inovação que podem ser realizados em conjunto.
Semelhante ao que ocorreu com o setor eletrometalmecânico, a partir dessa articulação e relacionamento, o Uniempre formará um comitê com representantes das universidades, empresas e governo, a fim de elaborar um cronograma de ações com o foco na aproximação indústria-academia.
Carlos Matos comemora a realização desses dois workshops que representam mais avanços do programa Uniempre. “A adesão de mais empresas gera a vontade de outras para participar do Uniempre”, conclui Matos. A programação prossegue com o workshop de inovação para o setor químico, que será realizado na quinta-feira 21, das 14 às 18 horas, no Salão Vip, na cobertura da sede do Sistema FIEC, em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...