sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Camarão fóssil encontrado no Cariri cearense

Equipe de pesquisadores da Urca no Cariri Cearense e no
detalhe acima, o Camarão fossilizado encontrado recente

A Universidade Regional do Cariri (Urca) apresentou, ontem, na sede do Geopark Araripe, no Crato, a mais nova descoberta fóssil da região: um camarão fossilizado com 100 milhões de anos. O raro espécime fóssil foi encontrado no Distrito de Jamacaru, em Missão Velha, na Região do Cariri.
O camarão encontrado é do período cretáceo. Os pesquisadores apontam que já tinham encontrado vestígios do animal na barriga de peixes fossilizados. Essa, porém, é a primeira vez que se encontra um exemplar do camarão. Para Álamo Feitosa, chefe da equipe de pesquisadores, as descobertas feitas na pesquisa “Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe”, revelam a importância do Cariri para as pesquisas paleontológicas em todo o mundo. A Região do Cariri é considerada há muito tempo uma espécie de museu a céu aberto das descobertas paleontológicas.
A investigação que resultou na descoberta do camarão fossilizado envolveu mais de 20 pesquisadores que recolheram da Bacia Sedimentar do Araripe mais de 1.200 peças e vestígios variados. Além do camarão, foi encontrada a asa de um pterosauro e uma tartaruga, que também estão sendo estudados e classificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...