quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Novas eleições para prefeito em várias cidades do Ceará

Marcio Torres, procurador eleitoral, confirma pendencias em
várias cidades do Ceará onde poderá haver nova eleição
A Lei da Ficha limpa, trouxe  para as eleições em 2012, nova ordem jurídica. No Ceará, há muitos casos de candidatos que obtiveram maioria de votos, mas ainda não puderam ser proclamados vencedores por vários motivos.Um deles é por não ter alcançado os 50%+1 dos votos validos  Nas cidades com essas pendencias, os casos serão julgados e novas eleições poderão ser marcadas. 
O procurador eleitoral Márcio Torres disse que não há um prazo determinado para o julgamento dos casos pendentes. No entanto, manifestou sua crença no bom senso de que o resultado seja julgado antes do prazo previsto para a diplomação que ocorre em dezembro, e assim as novas eleições ocorreriam ainda este ano. "São pleitos bem mais céleres e que levam de 20 a 40 dias para que sejam realizados, após o resultado da Justiça Eleitoral", afirmou o procurador.
De acordo com o procurador eleitoral, Márcio Torres, caso os candidatos recorram e consigam o deferimento das candidaturas, os votos passam a ser contados normalmente.
Se o candidato com maior número de votos for impossibilitado de se manter na campanha, os votos dele serão descartados e será empossado o candidato com maior número de votos, se ele obtiver mais de 50% dos votos válidos.
No caso de os remanescentes não terem obtido mais de 50% dos votos válidos, vai ser necessária uma nova eleição.
Para Ademar Bezerra, há uma grande probabilidade que novas eleições nos municípios, onde haja confirmação de candidaturas impugnadas, aconteçam ainda este ano, mesmo com o TSE baixando normas e havendo um prazo máximo para o período pré-eleitoral.

Casos de pendências
Veja no mapa abaixo, as cidades cuja proclamação do candidato vencedor ainda está pendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...