segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Quem ganhou as eleições em Fortaleza?

Roberto Claudio e aliados em comemoração no comité do PSB
Roberto Claudio. É a resposta óbvia a pergunta acima porém, meu questionamento vai mais além. Me refiro ao conjunto de fatores que faz uma campanha ser vitoriosa ou não. Que argumentos além dos apresentados no rádio e na tv, foram usados pelo candidato vitorioso para convencer a maioria dos eleitores a ganhar o voto? Quem estava ao lado de Roberto Claudio ou por trás dele, como se diz vulgarmente, fornecendo-lhe argumentos que foram usados em forma de convencimento a população? O governador? o Ciro? os aliados de segundo turno? os marqueteiros ou tudo isto junto?
Os mesmos questionamentos, podem ser dirigidos ao candidato vencido, no caso Elmano de Freitas, O fato dele ter sido instrumento ou uma "aposta" pessoal da prefeita Luizianne Lins (e não vale o argumento de que ele foi indicado pelo diretório do PT) os caciques tiveram que aceitar e depois, até o ex-presidente Lula. Aliás, o sempre presidente (para os militantes) que se empenhou pessoalmente nos programas de rádio, na tv e no palanque onde protagonizou um grande comício mas, não foi o suficiente.
Porque isso é importante neste momento? Ora, não se pleiteia um cargo executivo da 5ª maior cidade do país, por simples vaidade pessoal, penso eu, deve haver um programa a ser executado que justifique toda essa maratona e alianças, intrigas que motivou inclusive a oficialização do rompimento de uma coligação que administrava o estado e a capital. Roberto Claudio terá pela frente, uma das missões mais espinhosas que um prefeito poderia ter. Ele será o responsável pela entrega de uma grande quantidade de obras. algumas até já iniciadas, outras atrasadas todas, resultado de compromissos anteriores assumidos com eventos internacionais como; Copa das Confederações e Copa do Mundo e que exige infra-estrutura adequada. Tuneis, avenidas, Vlt´s e o que talvez seja o mais difícil, as tais indenizações a muitos moradores dessas margens (VLT e avenidas) serão os tiradores do sono do futuro prefeito.
Espero sinceramente que a resposta a pergunta inicial seja: Todos nós.
por Enivaldo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...