segunda-feira, 14 de maio de 2012

Produção de soja supera o feijão no Piauí

A soja é o principal produto da agricultura Piauiense
A seca na região do Semiárido do Piauí vai influir de maneira negativa na produção total de grãos na safra deste ano, principalmente devido as perdas na cultura de feijão, estimadas no momento em cerca de 43,3 mil toneladas. Mesmo assim, o Estado já está colhendo mais uma supersafra, com destaque para a produção de soja, o principal produto da agricultura piauiense.
De acordo com o oitavo levantamento da safra brasileira, feito por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado no fim de semana, a estimativa é de que a safra de grãos no Piauí chegue a 2,624 milhões de toneladas, das quais 1,363 milhão de soja, números que podem ser alterados para mais no próximo levantamento, quando técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pesquisarão todas as fazendas da região dos Cerrados.
Pelos números da Conab, este ano foram plantados com soja 447,3 mil hectares, área 16,6% maior do que a da safra passada. A produtividade apurada no momento é de 3.048 quilos por hectare, superior aos 2.983 quilos do ano anterior. Com a colheita de 1,363 milhão de toneladas de soja, a safra do Piauí em 2012 será 19,1% superior a de 2011.
A cultura do feijão, quase que totalmente destruída pela seca do Semiárido, no total deverá apresentar uma queda na produção em torno de 56,4%, alcançando modestas 37,1 mil toneladas. A falta de chuva fez a área plantada encolher de 238, 4 mil para 218,9 mil hectares; a produtividade, inicialmente estimada em 356 quilos por hectare, deverá ficar em 170 quilos, apresentando variação negativa de 52,4%.
Só no Semiárido, de acordo com o IBGE, as perdas com a cultura do feijão chegaram a 81,77%, as de milho a 81,77, e as de arroz a 71,58%%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...