segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pernambuco deverá receber a Chinesa GWM

Governador Eduardo Campos/Pe, conhecendo modelo Chinês
Dando início à sua agenda na China, o governador Eduardo Campos visitou a fábrica da Great Wall Motors Company (GWM) nesta segunda-feira, 7. Maior montadora de veículos privada do país, a companhia planeja triplicar a sua produção até 2020, construindo novas plantas em mercados emergentes, como o Brasil.
"Nossa decisão de investir no Brasil já está tomada e três fatores vão definir a escolha do local que vai receber o nosso empreendimento: a infraestrutura existente, a política de incentivos fiscais em vigor e a existência de um porto nas proximidades", revelou a presidente da GWM, Wang Fengying, durante a reunião, realizada na sede da companhia, na cidade de Baoding, a 140km de Pequim.
"Temos a mais estruturada política de incentivos para a indústria automotiva do País e o melhor porto público do Brasil", respondeu Eduardo Campos, após conhecer a linha de produção e participar de um test-drive no campo de provas da fábrica. 
Segundo Wang Fengying, vários fatores positivos conspiram a favor da entrada da GWM ao Brasil. "O País é hoje um mercado bastante promissor no setor automobilístico, nossos produtos têm o perfil do novo consumidor local e nossa empresa está preparada para atender à demanda", enumerou.
Por fim, a presidente valorizou a postura do governador de ir à China para participar pessoalmente das negociações. Após a reunião, ficou acertada a ida de uma equipe técnica da GWM a Pernambuco ainda em maio para preparar a visita dos executivos da companhia, que será feita em junho.
A empresa também estuda a possibilidade de formar uma joint-venture com um parceiro local. "A Great Wall quer fazer uma fábrica completa no Brasil e investir em pesquisa e desenvolvimento. Nós oferecemos todo apoio necessário, como infraestrutura e formação de pessoal técnico e especializado", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, que ficará à frente das negociações ao lado da AD Diper. 
Em 2011, a marca exportou 83 mil veículos para mais de 120 países, ficando em segundo lugar na China, atrás apenas da Chery. A Great Wall Motors Company possui mais de 30 subsidiárias e 40 mil empregados. 

Atualmente, a GMW produz 500 mil veículos por ano entre os sedãs Voleex, as SUVs Haval e as pick-ups Wingle. Os dois últimos são líderes em vendas na China e são os modelos que devem ser produzidos no Brasil neste primeiro momento. A garantia dos veículos é de três anos ou 100 mil quilômetros.

A empresa possui plantas na Rússia, Indonésia, Irã, Vietnã, Egito, Ucrânia, Bulgária, Senegal, Venezuela, Filipinas, Malásia e Etiópia. Na próxima quinta-feira, 10, na cidade de Shaanxi, a comitiva de Pernambuco se reúne com a diretoria da Shacman, montadora de caminhões chinesa que pode anunciar seu desembarque em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...