sexta-feira, 18 de maio de 2012

Fundo da Caatinga pode sair do papel

Mapa do Bioma Caatinga
Durante a Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga, que se realiza nesta quinta-feira, 17, e sexta, na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, no Ceará, especialistas defenderam a criação de um fundo voltado para financiamento de projetos produtivos sustentáveis, combate à desertificação e apoio à preservação do bioma caatinga.
Segundo o diretor de Gestão de Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar, a criação do “Fundo da Caatinga”, que está em discussão no Ministério do Meio Ambiente (MMA), seguiria um modelo de gestão compartilhada. “Com esse Fundo, podemos ter o potencial econômico alavancado e garantir a recuperação da caatinga. Esse é nosso principal desafio: trabalhar a questão do financiamento de forma sustentável”, disse o diretor.
Na oportunidade, Alencar destacou a ligação do bioma com o próprio surgimento da Instituição. “O Banco não poderia ficar longe desse debate, até mesmo pelo seu DNA. O fundamento da criação do BNB, há 60 anos, foi justamente pensar a convivência com o semiárido, para onde destinamos 50% dos recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste”.
Para o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, a criação do Fundo da Caatinga deve permitir que se consiga um envolvimento articulado e inteligente para utilização dos recursos desse bioma. “Se os utilizarmos com responsabilidade e seguindo critérios técnicos, conseguiremos aliar inclusão social com preservação da biodiversidade e desenvolvimento regional”, garantiu.
A presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, Alexandrina Sobreira, também reforçou a importância da criação de fundos voltados à preservação do bioma. “Onde há capacidade instalada percebemos que se obtém progresso. É importante ampliarmos essa ação e articularmos todas as esferas para a criação do Fundo da Caatinga, pois a Amazônia já foi beneficiada durante muito tempo e atualmente conta com muitos recursos”, finalizou.
O evento continua nesta sexta-feira, 18, com a realização de debates com a participação de secretários de Meio Ambiente de estados nordestinos e com a celebração do Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, que resultará em declaração a ser apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...