quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fortaleza é a capital com maior percentual de pessoas diabéticas


Segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), do Ministério da Saúde, divulgados ontem, 7,3% da população da Capital Cearense declarou ter a doença. Nas 26 capitais e no Distrito Federal, onde foi realizada a pesquisa, 5,6% da população afirma ter diabetes. A maioria tem mais de 65 anos (21,6% da população).
O exame é uma forma de prevenção
Nesta lista, estão as pessoas com alta taxa de açúcar no sangue que pode ser descoberta através de um simples exame feito numa farmácia. Geralmente quem tem esse perfil, são as pessoas que desenvolvem hábitos alimentares pouco saudáveis como ingestão de muito doce,etc
Uma alimentação sem excesso de gorduras associada a prática de exercícios físicos regulares, são essenciais na prevenção e ao controle do diabetes, afirma a endocrinologista e diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) do Estado, Adriana Forti. Para ela, há duas possibilidades para Fortaleza liderar o ranking do diabetes: “Pode ser aumento de prevalência de diabéticos, porque temos número maior de pessoas obesas, mas pode ser que aqui haja um maior número de pessoas diagnosticadas com diabetes do que nas outras capitais”, aponta. Para ela, a rede está melhor estruturada e, consequentemente, mais diagnósticos são feitos.
De acordo com dados do Vigitel 2011, divulgados em abril pelo Ministério da Saúde, Fortaleza tem 53,7% da população acima do peso. “Por isso o grande preventivo é, desde a gestação, evitar a obesidade”, frisa a médica. Além disso, alimentação saudável e prática cotidiana de exercícios são essenciais na prevenção.
A médica diz que o CIDH atende, diariamente, cerca de 200 pacientes com quadro agravado de diabetes. Porque, quando a doença não é controlada, pode causar complicações nos rins, no coração, na visão. “No diabetes é fundamental que o paciente siga a risca os ensinamentos e os conselhos dados, ser muito disciplinado”, diz.

Causas
Para a presidente da Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos, Helena Rocha, são o estresse, o sedentarismo e a obesidade - comuns nas metrópoles - os causadores da liderança da Capital no ranking nacional. “53% da população é diabética e não sabe. Quando descobre, é tarde demais”, diz. Por isso, ela diz que a divulgação de sintomas e prevenção deve ser constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...