segunda-feira, 21 de maio de 2012

Embrapa animada com algodão Piauiense

Pesquisas da Embrapa no PI indicam avanço 
As pesquisas que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Norte) vêm desenvolvendo no Piauí com novas variedades de algodão e girassol nos Cerrados do Piauí estão animando pesquisadores pelos resultados apresentados nos últimos três anos. O algodão, por exemplo, já alcançou produtividade superior a quatro toneladas por hectare.
Segundo o pesquisador José Lopes Ribeiro, responsável pelo trabalho, a produtividade do girassol já alcança até 2,2 toneladas por hectare nos postos de pesquisa implantados em Teresina, São João do Piauí e Uruçuí. As pesquisas são financiadas pelo Banco do Nordeste (BNB).
De acordo com a Embrapa Meio Norte, os números são obtidos com floração inicial entre 50 e 55 dias após a semeadura e os resultados mostram que as condições de solo e clima dos Cerrados do Piauí são favoráveis ao cultivo das duas variedades. No caso do girassol, as pesquisas indicam que seu teor de gordura gira em torno de 50%.
O girassol, que no Nordeste só é cultivado nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, apresenta hoje uma produtividade média de no máximo 670 quilos por hectare. O resultado foi alcançado pela Bahia, na safra do ano passado.
O girassol se apresenta como uma das opções para produção de biocombustível devido ao alto teor de óleo em seus grãos e boa adaptação ao clima e ao solo nas diversas regiões brasileiras. Atualmente, a planta ocupa cerca de 100 mil hectares no Brasil e no Cerrado deve se transformar em opção preferencial como segundo cultivo, a chamada safrinha.
Algodão
Levantamento da safra brasileira de grãos feito por técnicos da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), divulgado no início de maio, estima que o Piauí terá uma produção de 74,6 mil toneladas de algodão em caroço na safra deste ano. A área plantada, que em 2011 foi de 17,8 mil hectares, este ano passou dos 20,3 mil hectares, registrando crescimento de 14%. A produtividade estimada é de 3.675 quilos por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...