sexta-feira, 20 de abril de 2012

Setor Agropecuário do Ceará bateu recorde em 2011

Em 2011, o setor Agropecuário do Ceará apresentou excelente desempenho, sobretudo na produção de grãos. O volume recorde de 1,3 milhão de toneladas superou o recorde anterior, de 2006, que foi de 1,14 milhão de toneladas. A informação consta do Ipece/Informe nº 31 (Desempenho da Agropecuária Cearense em 2011), publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado á Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O trabalho, que analisa além da produção de grãos, os segmentos de fruticultura, pecuária e mercado internacional (exportações), dentre outros.
O estudo, coordenado pelo economista Klinger Aragão Magalhães e supervisionado pelo diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, aponta que o agronegócio cearense em 2011 foi contemplado com cenário bastante favorável do ponto de vista climatológico, que é determinante para o desempenho de uma parcela significativa da produção agropecuária no Estado, principalmente a agricultura de sequeiro. A boa distribuição das chuvas, aliada ao conjunto de ações de fortalecimento da agricultura pelo Governo do Estado, resultaram em um ano de safra recorde de grãos que se desdobrou em diversos indicadores positivos para o agronegócio cearense. 
As consequências positivas foram muitas, como, por exemplo, na geração de empregos na agropecuária em 2011, que apresentou um saldo positivo de 1.506 vagas, frente ao saldo negativo de 1.178 vagas em 2010. Já a comercialização nas Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa), obteve, no ano passado, um crescimento de 3,3% no volume total comercializado, chegando a 537 mil toneladas. O Produto Interno Bruto (PIB) cearense foi fortemente influenciado pelo desempenho da agropecuária.
Todos os setores apresentaram crescimento
Segundo o professor Flávio Ataliba, o PIB cearense acumulado em 2011 apresentou resultado superior ao nacional, ficando em 4,3% contra 2,7% (Brasil). O setor agropecuário cearense, no ano passado, obteve crescimento de 33,9% em relação a 2010. Ele destaca que a produção de milho no Ceará foi responsável por 69,7% da produção de grãos, seguido pela de feijão de 1ª safra, com 19,3%, e arroz, com participação de 7,2%. Considerando a baixa produção obtida em 2010, em função de condições climáticas que comprometeram a safra, em 2011 a produção de grãos passou por um crescimento de 287,2%.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...