sábado, 28 de abril de 2012

Produtores de Cebola de Sento Sé/Ba terão a primeira indústria do No/Ne


Produção de Cebola de Sento/Ba
O município de Sento Sé, localizado no Território de Identidade Sertão do Francisco, terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste. O empreendimento, da Cooperativa de Produtores de Cebola de Sento Sé, tem previsão de inauguração até o fim de 2012, agregando valor à produção, criando novos postos de trabalho e gerando renda e riquezas.
Resultado de convênio de cooperação técnica e financeira assinado há cerca de um ano entre a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri)/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a cooperativa, a indústria vai produzir pasta de cebola, cebola picada e em conserva. A indústria vai processar a cebola que, embora de boa qualidade, não é consumida pelo mercado por ser pequena e disforme, chamada de “chupeta”.
Na quarta-feira ,25, ao chegar a Sento Sé para reunir-se com produtores rurais, na programação da 27ª edição da Seagri Itinerante, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, visitou as instalações da fábrica. “O que vocês estão fazendo aqui, com consultoria do Sebrae e do Senai, deve servir de exemplo para outras regiões”, disse Salles, lembrando que a Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, mas ainda importa o produto industrializado de vários estados, entre eles Santa Catarina.
De acordo com o presidente da cooperativa, Arionaldo de Oliveira Lima, a indústria tem capacidade instalada para processar quatro toneladas/dia/turno de cebola, mas tem potencial para ampliação e diversificação da produção. A área plantada de cebola em Sento Sé é de 2.350 hectares. A maior parte da produção é comercializada para São Paulo. “Estamos realizando um sonho”, disse Arionaldo, destacando que “este avanço é fruto de muito trabalho e da parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura”.

Cursos técnicos
Considerando a importância da agropecuária e do agronegócio, a Seagri assinou protocolo de intenções com o Colégio Estadual Sete de Setembro, com o Sebrae/Ba e o Senai/PE, e ainda a Cooperativa dos Produtores de Cebola de Sento Sé, com o objetivo de desenvolver e consolidar a formação dos alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Agronegócios. Os estágios poderão ser realizados nas unidades da Empresa Bahia de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Adab, Bahia Pesca e CDA.
De acordo com Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), e Luis Anselmo, coordenador de Desenvolvimento Agrário (CDA), os estudantes, assim como todos os jovens da cidade, poderão participar do Projeto Trilha e do Crédito Fundiário, destinados àqueles jovens que querem se tornar empreendedores, e a quem deseja comprar terra para produzir.

Fonte: Governo do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...