sábado, 21 de abril de 2012

Porto do Pecém lidera importação de cimento

Porto do Pecém no Ceará
Após conquistar a primeira colocação na exportação de frutas e calçados entre todos os portos brasileiros, o Porto do Pecém acaba de assumir a liderança na importação de cimentos não pulverizados (clinkers), com participação de 47%. Em seguida, estão os portos de Santarém, com 15%, e Suape, em Pernambuco, com 10%. No primeiro trimestre do corrente ano foram movimentadas através do Pecém 869 mil toneladas (t) de mercadorias, o que representa uma variação positiva de 29%, considerando o mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 676 mil t. O movimento nas importações registrou 660 mil t, enquanto as exportações contribuíram com 209 mil toneladas.
O porto cearense manteve a liderança na exportação de frutas e calçados, ficando em segunda colocação na importação de produtos siderúrgicos. Nos três primeiros meses de 2012, o Pecém registrou participação de 30% na exportação de frutas, seguido pelos portos de Parnamirim com 24 e Santos, com 11%. Na exportação de calçados, a participação do Pecém foi de 38%, sequenciado pelos terminais de Rio Grande, com 21%, e Santos, com 18%.
A liderança na importação de produtos siderúrgicos ficou com o porto de São Francisco, vindo em seguida o Pecém, com 21%, e o porto de Santos, com 14%. Esses dados são do relatório da Secretaria do Comércio Exterior – Secex, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Em janeiro, fevereiro e março de 2012, o porto do Pecém exportou 59 mil t de minérios, 52 mil t de frutas e seis mil t de calçados, importando 176 mil t de combustíveis minerais, 173 mil t de produtos siderúrgicos e 145 mil t de cimento e escórias.
A exportação de frutas registrou a movimentação de 42 mil t de melão, mamão e melancia, 4.800 de castanha de caju, 2.700 de abacaxi e manga e 1.700 t de bananas. O Ceará contribuiu com 70,7% dessas exportações, seguido pelo vizinho Rio Grande do Norte com 25%. Os principais destinos foram a Holanda, com 48%, Grã Bretanha com 25, Espanha com 11 e Estados Unidos com 7%.
No primeiro trimestre deste ano, passaram pelo Pecém 110 navios, o que representa uma média mensal de aproximadamente 37 navios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...