quarta-feira, 11 de abril de 2012

Porto do Pecém evitará erros de Pernambuco e Bahia

Porto do Pecém/Ce.
Evitar erros cometidos por Suape, em Pernambuco, e Camaçari, na Bahia. Para isso, deputados estaduais do Ceará apresentaram nesta terça-feira, 10, balanço sobre as visitas feitas aos complexos industriais e portuários de ambos os estados. O objetivo é conhecer experiências que possam subsidiar as discussões do Pacto pelo Pecém. Da comitiva, fizeram parte os deputados Lula Morais (PcdoB), que preside o Conselho de Altos Estudos da Assembleia; Sérgio Aguiar (PSB); Dedé Teixeira (PT), Bethrose (PRP) e Roberto Mesquita (PV); também participaram Eudoro Santana, secretário-executivo do Conselho, e consultores do Pacto. O grupo ainda prevê visitas aos complexos de Tubarão (ES) e Cubatão.
Com 10 anos de existência, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) busca o planejamento. Algumas lições vêm dos mais velhos: Camaçari tem 35 anos, e Suape, 30. O complexo baiano não cuidou da formação da mão de obra, e, só agora, uma escola técnica chega à região. No Pecém, já há projetos para a capacitação da mão de obra, desenvolvidos por empresas do complexo. Quanto à infraestrutura, o transporte ferroviário está nos planos para a área, com a implantação do VLT. “Com isso, diferimos do que há em Suape, onde o deslocamento se dá apenas por rodovias”, explica Lula Morais.
A diferença de gestão entre os complexos baiano e pernambucano também podem ensinar ao Ceará. Camaçari é gerido pela iniciativa privada, numa espécie de condomínio entre as empresas instaladas. Suape tem gestão estadual. Segundo Dedé Teixeira, essas experiências serão estudadas para a elaboração do melhor modelo para o Pecém. O que não pode faltar, ele afirma, é a participação do poder público: “As prefeituras têm que atrair os profissionais para morar nas suas cidades, oferecer lazer, saúde. Os governos têm que cuidar da infraestrutura”.
Para Dedé, o Ceará está planejando na hora certa, o que permite o contorno de obstáculos que se puseram no caminho dos demais estados. Com o tempo a favor, diz o deputado, “o Pecém tem condições de ser o melhor complexo do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...