quarta-feira, 25 de abril de 2012

PAC beneficiará mais de 1 milhão de paraibanos

Presidenta Dilma priorizando a Mobilidade Urbana
Mais de um milhão de paraibanos vão ser beneficiados com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. A aprovação dos projetos, orçados em R$ 336 milhões, vai beneficiar os paraibanos que residem ou se deslocam entre as cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Para isso, o governador Ricardo Coutinho assinou, nesta terça-feira ,24,, em Brasília, os contratos com o Governo federal, que vão garantir a execução de obras no sistema de transporte público do Estado.
A assinatura aconteceu durante a solenidade de apresentação de um dos projetos da segunda etapa do PAC 2, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, o Governo Federal anunciou os estados e municípios selecionados. O foco são os recursos destinados às obras de mobilidade urbana no país. Serão investidos R$ 32 bilhões na construção de 600 quilômetros de rodovias, 200 quilômetros de trilhos, 381 estações e terminais e a compra de 1.060 veículos para sistema sobre trilhos. Os projetos contemplados pelo PAC Mobilidade Grandes Cidades levam em conta municípios com mais de 700 mil habitantes – são 51 cidades beneficiadas diretamente.
“Não estamos falando só de melhoria no trânsito e na mobilidade urbana. Estamos falando de melhoria na qualidade de vida da população. Estamos tratando da saúde e do lazer do povo brasileiro. Quando um transporte público é eficiente, as outras áreas recebem esse reflexo positivo”, afirmou o governador Ricardo Coutinho, logo após a assinatura dos contratos.
De acordo com o governador, a cidade de João Pessoa foi contemplada com o maior montante de recursos do grupo das cidades com até um milhão de habitantes. “São obras de infraestrutura que irão impactar a cidade”, reforçou.
Na Paraíba, as principais obras beneficiadas pelo programa são: o viaduto do Geisel, a implantação do Sistema Veículo Leve sobre Trilho, o VLT Metropolitano de João Pessoa, transporte integrado por meio do sistema BRT (Bus Rapid Transit) com terminais de ponta e corredor exclusivo, modernização e aumento da capacidade do transporte ferroviário, e a recuperação de diversas ciclovias.

Infraestrutura – Na ocasião, a presidente Dilma Roussef ressaltou a importância de investir na infraestrutura das cidades. “Pensamos nos desafios do mundo urbano. As obras de melhoria do trânsito nas capitais significam também uma grande oportunidade para o desenvolvimento da economia brasileira. Uma demanda que faz crescer diferentes indústrias e gerar diversos empregos”, disse.
Para Dilma, a relação de parceria do Governo federal com os estados tem gerado uma série de expectativas positivas. “É uma iniciativa que começou no governo do presidente Lula e nós agora expandimos o investimento do Governo federal em parceria com Estados e municípios na área de sustentabilidade urbana no País – principalmente nas grandes cidades”, afirmou.
A presidente acredita que a qualidade do transporte coletivo é uma “pré-condição” para que a população faça uso dele no cotidiano. “São 53 milhões de brasileiros que vivem e transitam de casa para o trabalho, de casa para o lazer, de casa para sua atividade escolar. Jovens, crianças e adultos utilizam o transporte”, constatou.
Fonte: Governo do Estado da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...