terça-feira, 10 de abril de 2012

Maranhão será interligado por rede de fibra ótica

Fibra ótica - o fim da conexão analógica
Numa iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), foi apresentado ao chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, um projeto de uso de fibras óticas, que tem como objetivo interligar o Maranhão por meio de rede de infovia (linhas digitais que trafegam dados das redes eletrônicas) de alta velocidade. Entre os benefícios, está a inclusão digital nas áreas mais carentes e a educação à distância.
Depois de analisar o projeto, o Governo do Maranhão deverá assinar um convênio com as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), que dará apoio na cessão de parte da fibra ótica existente, em toda extensão da linha de transmissão da empresa que corta do estado. Outras secretarias do estado também se tornarão parceiras no acordo, conduzido pela Sectec.
A proposta da Sectec representa um conjunto de recursos da rede de infovia da Eletronorte, que será utilizado para interligar, conectar, processar, controlar, compatibilizar as transmissões de informações e disponibilizar serviços em meio eletrônico, com o objetivo de propiciar a aproximação entre o estado e cidadão.

Educação
Conforme explicou a secretária Olga Simão, por intermédio da infovia vários serviços serão beneficiados como a telemedicina, vídeosconferências internas no estado e, principalmente, a inclusão digital de baixo custo. “Uma equipe da Eletronorte virá até o final do mês, a fim de elaborar, junto com técnicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a projeto de implementação e posterior assinatura do convênio, que muito irá ajudar na educação à distância, só para citar um exemplo, pois as vantagens do uso da fibra ótica são inúmeras”, completou.
O superintendente institucional regional da Eletronorte, Edmilson Carneiro, o convênio de cooperação técnica visa incrementar também as comunicações de informática no estado do Maranhão, mediante o compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações sobre fibras ópticas da Eletronorte, que possibilitará ainda a interligação entre os principais órgãos do Estado.
A rede de infovia do governo poderá inclusive impulsionar o programa de implantação de um sistema de videomonitoramento de vias públicas da Grande São Luís com a instalação de 100 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, que contarão com tecnologia HDTV, que propicia uma qualidade de imagem excelente, semelhante ao que se vê na televisão.
O convênio entre o Governo do Maranhão com a Eletronorte, que está sendo conduzido pelo Sectec, possibilitará uma conexão à internet com velocidade superior ao padrão das linhas telefônicas convencionais (56 Kbps), o que permitirá transmitir dados com muito mais rapidez e manter o usuário permanentemente conectado à web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...