quarta-feira, 18 de abril de 2012

5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel

O Biocombustível em avaliação
O aumento da produção do biodiesel no Brasil é o tema do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel aberto nesta segunda-feira, 16, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. O evento prossegue até a próxima quinta-feira, 19.
Entre os assuntos debatidos ao longo de quatro dias está a contribuição da Bahia para o setor. O estado é o maior produtor de mamona do país e segundo na produção de algodão e dendê. Atualmente, existem três usinas na Bahia - em Candeias, Simões Filho e Iraquara.

Unidades piloto
Outras quatro usinas de processamento de biodiesel estão sendo implantadas nos municípios de Irecê, Simões Filho, Paulo Afonso e Barreiras. Essas unidades piloto foram concebidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e estão sendo implantadas em parceria com institutos de pesquisa, com a finalidade, inicialmente, de abastecer a frota de veículos das próprias unidades de produção.
O biodiesel compõe, junto com o etanol, importante oferta para o segmento de combustíveis. Os dois são denominados de biocombustíveis por derivarem de biomassa (matéria orgânica de origem vegetal ou animal, que pode ser utilizada para a produção de energia) e por serem menos poluentes e renováveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...