quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O fim da greve!


Depois de várias tentativas frustadas de negociação, do envolvimento de mediadores do poder público, da igreja, do governo, e de uma longa negociação que só terminou na madrugada de hoje, os policiais militares e bombeiros encerraram o movimento grevista. Sem exercer suas atividades desde a última quinta-feira (29), uma comissão dos grevistas e o governo, reuniram-se num anexo do Palácio da Abolição, numa reunião que durou mais de três horas. Representaram o governador Cid Gomes na negociação, os secretários estaduais Mauro Filho (da Fazenda), Eduardo Diogo (Planejamento e Gestão) e o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira. A negociação ainda contou com a participação da procuradora geral de Justiça, Socorro França; da defensora geral do Estado, Andréa Coelho; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Valdetário Monteiro.
Da negociação foram acordados os seguintes pontos:
  • Anistia a todos os policiais e bombeiros militares que participaram do movimento grevista, com intuito de livrá-los de qualquer penalidade disciplinar ou administrativa;
  • Reajuste salarial e no vale refeição;
  • Diminuição na carga horária, de 46 para 40 horas semanais;
  • Gratificação para todos policiais ativos, inativos, pensionistas e também para os que trabalham no turno C;

Com o fim da paralisação a população com certeza deve ter acordado bem mais aliviada nesta manhã. O clima de medo e insegurança que tomou conta de Fortaleza e de muitas cidades do interior, ficou marcado na memória das pessoas. Uma onda de boatos se juntava a fatos reais que tomaram conta das redes sociais ajudando a disseminar mais ainda o clima de tensão na população. Ainda na manhça de ontem (3), boa parte do comércio já tinha fechado, e outros vários serviços como bancos e correios também tinham paralisado suas atividades.
Segundo o comando da greve, boa parte dos policiais e bombeiros retornará às atividades ainda hoje, se apresentando aos comandantes dos seus respectivos batalhões. Os reparos nas viaturas que estão paralisadas também já vai começar a ser feito. Aos poucos Fortaleza vai de novo entrando na rotina de trânsito, trabalho, cidade populosa. Rotina estressante para muitos fortalezenses, mas que nunca foi tão desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...