quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ceará não registra crescimento na participação do PIB nacional


A participação do Ceará no Produto Interno Brasileiro (PIB), em valores absolutos, se manteve estável  e não registrou crescimento entre os anos de 2002 e 2009, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Estado já vinha apresentando uma participação de 2% no PIB brasileiro, de acordo com dados provisórios do IBGE. Com a divulgação do número absoluto, o Ceará ocupa apenas a 23º posição na participação do PIB nacional.
PIB do Ceará parou de crescer
Já em relação aos estados do Nordeste, o Ceará é o 3º colocado, perde apenas para Bahia (4,2%) e Pernambuco (2,4%). As regiões Nordeste e Centro-Oeste foram as que mais avançaram suas posições relativas entre 2008 e 2009, com 0,4 ponto percentual cada uma, chegando a 13,5% e 9,6% de participação no PIB, respectivamente.
Os maiores estados do Nordeste, Pernambuco e Bahia, puxaram o avanço de 0,4 ponto percentual de participação da região entre 2008 e 2009. Em relação a 2002, o crescimento foi de 0,5 ponto percentual. Este movimento foi acompanhado pela maioria dos estados da região, com destaque para o Maranhão, que avançou 0,2 ponto percentual de participação no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...