terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aquicultores inovam com rastreamento de tilápias

Assim como já acontece com a carne bovina e as frutas tropicais, a tilápia produzida no Rio Grande do Norte trará aos consumidores informações sobre origem, fabricante e elos da cadeia do produto. Todas as sete toneladas deste peixe que a Associação de Aquicultores do Apodi (Aquapo) produz mensalmente terão sistema de rastreamento, com dados precisos sobre a qualidade e a procedência do alimento. Atualmente, toda a produção da entidade é direcionada para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que adquiriu 32 toneladas este ano.
A associação faz parte do programa da Incubadora do Agronegócio de Mossoró, implantado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte no município em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A iniciativa é pioneira na área e está sendo viabilizada por meio do Sistema Brasileiro de Rastreabilidade do Pescado (Sibrap), programa de computador que dá apoio à aquicultura.
Por intermédio do software, o produtor pode inserir todas as informações referentes ao cultivo e captura do pescado e o acesso às informações é feito online, pela internet. O cadastro da Aquapo no sistema está sendo intermediado pela incubadora, criada em outubro de 2007 e que atende 19 empresas.
O software foi desenvolvido pela Aquabio Aquicultura, empresa atendida pelo programa SebraeTec, voltado para micro e pequenas empresas que buscam ferramentas na área de inovação e tecnologia. "O Sibrap organiza informações como quem é o produtor ou pescador, espécie, procedência do pescado, tipo e método de cultivo, insumos e medicamentos utilizados”, explica o diretor da Aquabio Aquicultura, Francisco Pedro Guilherme Neto, informando que o software já tem registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial
(INPI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...